As 6 Melhores Ferramentas de Marketing e Facebook Messenger (E Como Usá-Los)

As 6 Melhores Ferramentas de Marketing e Facebook Messenger (E Como Usá-Los)
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Atualmente, mais de um bilhão de pessoas enviam mensagens por mês no Facebook. De fato, 56% dos clientes prefeririam que os problemas de atendimento ao cliente fossem manipulados por meio de bate-papo do que por telefone e esperassem que as empresas respondessem a eles em cinco minutos.

Mas, até 93% das empresas não seguem a regra dos 5 minutos. Uma resposta atrasada por apenas 5 minutos pode causar uma diminuição de 400% nas probabilidades de qualificar uma vantagem. Isso pode representar um problema para grandes e pequenas empresas que recebem um grande volume de mensagens todos os dias ou não podem ficar on-line 24 horas por dia, sete dias por semana.

A solução? Fazendo uso de chatbots.

O que é um Chatbot?
Um chatbot é uma forma de inteligência artificial que imita a fala humana por meio de áudio ou texto.

Duas das formas mais populares incluem:

Assistentes virtuais, como o Siri da Apple, o Alexa da Amazon e a Cortana da Microsoft.
Aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, o Kik e o Slack.
O primeiro chatbot (chamado ELIZA) foi desenvolvido pelo professor do MIT, Joseph Weizenbaum, nos anos 60. Chatbots ressurgiram em popularidade após a introdução do WeChat na China. As pessoas podiam criar chatbots na plataforma, mas não eram tão sofisticados quanto os disponíveis hoje em aplicativos como o Facebook Messenger.

Em 2016, o Facebook introduziu a opção de chatbots no Messenger, inaugurando uma nova onda de chatbots que incorporam tecnologia de dados artificial em seu design. Existem dois tipos de chatbots que você pode utilizar ao conectar-se ao Facebook Messenger: um que só pode responder a comandos específicos e outro que funciona baseado em aprendizado de máquina, que reconhece padrões de linguagem e linguagem, o que significa que “aprende” ao longo do tempo e se adapta.

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Por que você deveria estar usando um Chatbot do Facebook Messenger
Além da capacidade de auxiliar nas funções de atendimento ao cliente (respondendo a consultas gerais), os chatbots podem ser programados para fazer muitas outras coisas. Você pode usar chatbots para vender produtos, entregar conteúdo personalizado (como a Sephora e Forever 21 são conhecidos), e pode até usar chatbots para facilitar a coleta de pagamentos.

Embora você possa usar os chatbots em outras plataformas, o Facebook pode ter muito crédito para reintroduzi-los à consciência pública (devido à sua grande base de usuários). Como resultado, os chatbots são principalmente associados a aplicativos de mensagens, dando origem a um novo tipo de marketing conhecido como marketing de mensagens.

O marketing do Messenger é simplesmente o ato de marketing para seus clientes usando um aplicativo de mensagens. O conceito é bem parecido com o marketing por e-mail, no qual você cria uma lista de contatos, envia conteúdo direcionado / personalizado e tem como meta convertê-los em clientes pagantes.

O que torna o marketing de mensagens diferente do email marketing é que as respostas são mais instantâneas e as trocas são mais conversacionais (os emails tendem a parecer mais formais).

Aqui estão algumas razões adicionais pelas quais você deveria estar usando um chatbot do Facebook Messenger:

Grande Base de Usuários do Messenger Marketing
De acordo com a Business Insider Intelligence, os quatro principais aplicativos de mensagens são maiores que as quatro principais redes de mídia social – e isso foi em 2015!

Em setembro de 2017, o Facebook Messenger atingiu uma média de 1,3 bilhão de usuários mensais, acima dos 1,2 bilhões de abril do mesmo ano. Para colocar isso em contexto, o Instagram atingiu apenas 1 bilhão de usuários em junho de 2018. Segundo VP de Produto do Facebook para o Facebook Messenger, Stan Chudnovsky, “cada vez mais conversas entre pessoas e empresas migrarão para plataformas de mensagens”.

Além disso, as pessoas respondem à tecnologia do chatbot. Mais de 1,4 bilhão de pessoas interagiram com um chatbot em 2016, e como os chatbots e aplicativos de mensagens continuam a crescer em popularidade, você pode esperar que esse número continue subindo.

Atualmente, existem cerca de 100.000 chatbots no Facebook, mais de 30.000 em 2016.

Messenger Marketing é mais conversacional
E-mail pode ser personalizado, mas não tanto quanto chatbots.

E-mail é estático: você agrupa pessoas de acordo com uma característica semelhante que eles têm: talvez eles tenham clicado em um link específico ou pertencessem a um determinado grupo etário. Você envia um e-mail em massa para essa lista e espera que todo o trabalho que você faz para analisar seu comportamento seja convertido em uma compra.

E não se esqueça do elefante na sala quando se trata de e-mail marketing: as pessoas estão ficando cansadas com caixas de entrada saturadas, a ponto de hesitarem em se inscrever para receber mais um boletim por e-mail. Nessa nota, mesmo que você já tenha convencido alguém a receber seus e-mails, isso não significa necessariamente que eles serão abertos.

Além disso, menos pessoas estão assinando listas de e-mail por causa do trabalho extra para confirmar um opt-in duplo; é mais fácil abrir um tópico no Facebook Messenger. A Ubisend descobriu que 45,8% dos consumidores preferem se comunicar com uma empresa por meio de um aplicativo de mensagens do que por e-mail.

Com os chatbots, a conversa está em andamento. O público é capaz de receber recomendações personalizadas no local, com base em sua resposta ao bot, levando a um maior engajamento e taxas de retenção.

O marketing do Messenger possui altas taxas de engajamento
Você sabia que os chatbots têm taxas de abertura de até 88%? As taxas médias de abertura de e-mail são de apenas 18% em todos os setores.

De acordo com uma pesquisa da Hubspot, 47% dos consumidores comprariam um item de um chatbot, com pessoas de 26 a 36 anos dispostas a gastar até um equivalente a US $ 635 com uma empresa por meio de uma interação do chatbot. Além disso, a Hubspot descobriu que 37% dos consumidores preferem comprar itens através da página da empresa no Facebook do que no site.

3 marcas que o matam com o Facebook Messenger Marketing
Chatbots estão rapidamente ganhando popularidade. Na verdade, espera-se que em 2020, 80% das empresas tenham alguma forma de automação de chatbot implementada.

Antes de deixar seu chatbot fora da coleira, é importante garantir que seu chatbot funcione corretamente. De acordo com a DigitasLBi, 73% dos americanos disseram que não usariam o chatbot de uma empresa após uma experiência ruim.

Para ajudar a inspirar sua incursão no marketing de mensagens, aqui estão algumas das empresas que encontraram muito sucesso inicial com os chatbots:

Ebay

facebook messenger marketing - ebay chatbot

O eBay usa chatbots para ajudar os visitantes a restringir a pesquisa de produtos

O eBay usou pela primeira vez os chatbots do Messenger para lembrar os clientes sobre seus leilões que estão prestes a expirar. Eles eventualmente expandiram essa tecnologia para introduzir o Shopbot, que funciona como seu próprio assistente pessoal de compras.

O Shopbot permite que você verifique os produtos de tendências atuais no site e pode até mesmo ajudá-lo a localizar um produto específico que você gostaria de comprar. Tudo o que você precisa fazer é digitar os detalhes do que está procurando e o bot fará perguntas relevantes até encontrar o item ao qual você está se referindo.

Você também pode optar por tirar uma foto de algo parecido com o que está procurando e enviá-la para o Shopbot. Além disso, o Shopbot é o tipo de chatbot que aprende com o tempo – quanto mais você conversa com ele, mais ele é capaz de reconhecer suas preferências.

Desde que o Shopbot foi introduzido pela primeira vez, o eBay descobriu que os usuários provavelmente perguntariam sobre os produtos em vez de simplesmente olhar pelo mercado.

Pizza Hut

facebook messenger marketing - Pizza Hut chatfacebook messenger marketing – bate-papo Pizza Hut
Você pediria aquela deliciosa pizza via chat?
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Você sabia que a Pizza Hut vendeu sua primeira pizza on-line antes de a Amazon vender seu primeiro livro? De acordo com sua conta no Twitter, eles venderam sua primeira pizza on-line em 1994, e continuam a empurrar os limites neste espaço. A partir de agosto de 2016, os clientes podem pedir pizza conversando com a Pizza Hut via Twitter ou Facebook Messenger. Os clientes podem conectar suas contas do Facebook e do Pizza Hut para que o bot possa ver os pedidos anteriores e obter acesso fácil às informações de entrega. O bot também pode dar respostas a perguntas frequentes e informações sobre suas últimas promoções.

Por meio desse método, a Pizza Hut facilita a compra de pizzas, o que ajuda a melhorar as vendas, especialmente com os compradores por impulso.

Trim

facebook messenger marketing - Trim chatbot

Trim é uma startup financeira que ajuda você a cuidar de suas finanças, identificando áreas onde você poderia estar economizando dinheiro. Eles lançaram seu chatbot pela primeira vez em SMS em 2015 e depois expandiram para o Facebook Messenger.

O bot funciona com uma premissa simples: ele escaneia suas faturas por taxas de assinatura recorrentes e pergunta se você deseja cancelar uma assinatura. Tudo que você precisa fazer é responder “cancelar ginásio” ou “cancelar Netflix” e eles vão fazer isso por você. Seu bot de cancelamento de assinatura se tornou muito popular no Messenger, introduzindo novos usuários à marca, com uma taxa de retenção de 94%.

Atualmente, o bot não ganha dinheiro diretamente, mas a taxa de retenção é uma métrica importante a ser observada. Isso ocorre porque a Trim ganha dinheiro com o corte do dinheiro que você salvou das assinaturas canceladas.

Facebook Messenger Ads

Com uma abordagem ligeiramente diferente dos chatbots do Facebook, o Facebook também introduziu o Messenger Ads por volta do final de 2017.

Para o Facebook, isso fazia sentido por dois motivos:

A crescente popularidade das plataformas de mensagens (das quais o Facebook possui duas: Messenger e WhatsApp) e suas altas taxas de engajamento. Facebook está intimamente integrado com o Facebook Messenger.
O Facebook começou a oferecer anúncios que quebram a tela inicial do Messenger, mas essa funcionalidade também evoluiu para oferecer às marcas a capacidade de enviar mensagens patrocinadas a usuários que já enviaram mensagens para seus negócios.

Veja uma análise das opções atuais do Facebook Messenger Ads:

  • Messenger Home: anúncios que aparecem na tela inicial do Messenger.
  • Sponsored Messages: aparecem na caixa de entrada do Messenger como uma mensagem de uma marca.
  • Click-to-Messenger: anúncios que apontam para uma janela de bate-papo do Messenger. Estes aparecem no próprio Facebook e não no Facebook Messenger.

Um exemplo de uma empresa que usa com sucesso o Facebook Messenger Ads é a Tommy Hilfiger. Junto com seu chatbot TMY.GRL, eles introduziram uma série de anúncios de clique para o Messenger em foto e vídeo que exibiam produtos vistos apenas na pista. Quando os usuários clicam no anúncio, o chatbot pode ajudá-los a comprar aparências em destaque.

As 6 melhores ferramentas do Facebook Messenger Bot

Com uma variedade de ferramentas bot do Facebook Messenger no mercado, você pode não saber que você pode realmente criar um chatbot a partir da própria plataforma, e você pode até encontrar alguns plugins para incorporar o chatbot em seu site WordPress. Dito isso, é um pouco mais complicado em comparação com o restante das ferramentas que serão apresentadas abaixo. Se você está à altura do desafio, o Facebook oferece muitos recursos, como guias de instruções, estudos de caso e fóruns, para ajudar em um processo de bricolage.

Se você preferir usar uma ferramenta pré-criada, aqui estão alguns dos melhores para criar seu bot do Facebook Messenger, codificando o conhecimento totalmente opcional:

ManyChat

facebook messenger marketing - manychat landing page

ManyChat é uma ferramenta que permite criar facilmente um chatbot do Facebook em apenas 2 minutos. Ele permite que você crie um chatbot para funções de marketing, vendas e suporte sem codificar a experiência por meio de um construtor visual de arrastar e soltar. Tudo o que você precisa fazer é conectar sua página do Facebook ao ManyChat!

Além disso, o ManyChat oferece todas as ferramentas necessárias para ajudar a converter seu público em assinantes, como sequências automatizadas, autoresponders, notificações instantâneas, transmissões e muito mais. Depois de se inscrever em uma conta do ManyChat, você obtém acesso a um curso de treinamento em vídeo gratuito que orientará você sobre como criar um chatbot.

MobileMonkey

facebook messenger marketing - mobilemonkey chatbot
O site do MobileMonkey oferece seminários on-line sobre o uso do bate-papo do Messenger.
Se você quiser integrar o comércio eletrônico com o Facebook Messenger, o MobileMonkey (antigo ChattyPeople) é a melhor plataforma para isso. Você pode facilmente criar chatbots sem codificar o conhecimento. Integrações com ferramentas como o Shopify podem ajudá-lo a gerar receita com uma página de fãs, mas você também pode usar o MobileMonkey para o objetivo mais simplista de responder a perguntas sobre atendimento ao cliente. O MobileMonkey oferece um plano gratuito limitado se você quiser experimentar antes de mergulhar de cabeça no marketing de mensagens.

Smooch

facebook messenger marketing - Smooch omnichannel messaging
O Smooch é mais um conector do chatbot que preenche a lacuna entre seus aplicativos de negócios e diferentes plataformas de mensagens (como o Slack, o Facebook Messenger). As mensagens do seu aplicativo de mensagens serão enviadas para o aplicativo de negócios, reunindo todas as conversas em apenas um aplicativo para um fluxo de trabalho mais suave.

Além disso, o Smooch conecta seu software com dados de outras fontes (assistentes de voz, CRM, e-mail, SMS, plataformas de mensagens sociais etc.) para enriquecer o perfil de cada cliente, trazendo contexto para cada conversa.

Sequel

facebook messenger marketing - Sequel landing page
O Sequel é uma plataforma que permite criar bots para o Facebook, Kik, Viber e Telegram. O que é legal sobre o Sequel é que ele facilita a criação de bots com a ajuda de vários modelos, como StoryBot, GameBot, PublisherBot, PersonalBot e ChatterBot. Claro, você também tem a oportunidade de projetar seu próprio bot, com ou sem um modelo!

Chatfuel

facebook messenger marketing - chatfuel landing page
O Chatfuel promete que você será capaz de criar um bot totalmente funcional sem codificação – tudo em 7 minutos. Uma das melhores coisas sobre o Chatfuel é que ele é gratuito até os primeiros 500.000 usuários ativos mensais. O Chatfuel é usado por marcas confiáveis ​​como Adidas, Buzzfeed, TechCrunch e MTV.

Botsify

facebook messenger marketing - botsify landing page
O Botsify permite que seus clientes naveguem por artigos do seu site WordPress diretamente do chatbot
Botsify é outra plataforma de chatbot do Facebook que é idealmente usada para funções de atendimento ao cliente. Alguns de seus recursos notáveis ​​incluem uma integração de site (para obter ainda mais suporte multi-plataforma de seu chatbot) e um designer de modelo de arrastar e soltar fácil. Botsify é confiável por grandes marcas como Apple e Shazam.

Considerações Finais: As 6 melhores ferramentas do Facebook Messenger Bot e como usá-las

Os clientes esperam respostas rápidas das empresas e estão recorrendo a plataformas de mensagens para facilitar uma conexão. Os chatbots são a maneira mais rápida e econômica de conectar essas partes, com uma taxa de engajamento mais alta do que o e-mail. Felizmente, existem várias ferramentas que você pode usar para construir chatbots, mesmo sem experiência em codificação.

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